1-01.jpg

Oficina de
Rabeca brasileira

Sejam bem vindes!

Estamos transbordando de alegria em compartilhar com vocês alguns conhecimentos culturais e manifestações tradicionais a respeito da Rabeca Brasileira.

A oficina foi realizada GRATUITAMENTE com rabecas que foram disponibilizadas durante as aulas para vocês conhecerem este universo de forma prática e teórica com as instrutoras Kalinca Nunes de Souza e Laura Paschoalick.

Confiram abaixo o que rolou na oficina!

Em memória das mestras, mestres rabequeiros e mestras, mestres da cultura mato-grossense, agradecemos de coração!

*Este projeto foi contemplado pelo EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 01/2021/SECEL/MT - MOVIMENTAR CULTURA.

 

 

F2-01.jpg

ficha técnica

Laura Paschoalick

rabequeira / instrutora musical

Kalinca Nunes de Souza

percussionista / instrutora musical

Letícia Paschoalick

artes visuais / edição

Luana Araujo

produção

F4-01.jpg

MAIS SOBRE O PROJETO

A Oficina de Rabeca Brasileira é um projeto GRATUITO realizado em Cuiabá, Mato Grosso, contemplado pelo Edital Movimentar - Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, SECEL-MT. O projeto proporciona à comunidade a experiência prática e teórica deste instrumento, desenvolvendo o trabalho educacional através da cultura local mato-grossense no processo de aprendizagem da rabeca. Laura Paschoalick e Kalinca Nunes instruem a oficina para 12 alunos, os quais serão divididos em 04 turmas com 03 rabecas disponíveis durante as aulas. Sendo assim, este projeto inédito tem enorme relevância na preservação da memória das tradições de Mato Grosso e da rabeca brasileira, ou seja, cultural, econômica e de registro social, une diálogos e expressões artísticas raízes e contemporâneas da cultura da rabeca, mocho, ganzá cuiabano e zabumba, transcendendo fronteiras territoriais geográficas e artísticas, sendo compartilhadas e produzidas pela sociedade mato-grossense, estreitando o contato e a memória da rabeca, enquanto patrimônio cultural brasileiro, integrando a comunidade e seus sujeitos: jovens, adultos, idosos, Mestres de Tradição Oral e educadores.